ERA UMA VEZ...
ORIGENS
RIQUEZA NUTRITIVA
DELÍCIAS DE PÊRA
|
Era uma vez...
… Um emigrante transmontano de seu nome Emídio Martins numa das suas visitas a Portugal comprou pêra rocha a um dos produtores do Grupo CPF, para expedir para o Brasil. Esta, de excelente qualidade, foi enviada por via aérea, decorria o ano de 1991. O produto foi aceite com agrado e levou a que durante essa campanha fossem enviadas cerca de 50.000kg, por intermédio do Sr. Emídio.
Outros produtores pertencentes agora ao Grupo CPF acabaram também por enviar pêra rocha para o outro lado do Atlântico na campanha de 1991/1992.
O sucesso da pêra rocha no Brasil fez despoletar o interesse de vários produtores e estes começaram a pensar numa logística de contentores para exportar este bem precioso. Substituindo o tradicional transporte aéreo, no ano de 1992, foram exportadas 160 toneladas de pêras em contentores, com um transit time de 35 dias.
Para dar resposta aos pedidos crescentes do mercado brasileiro, no ano de 1997, alguns decidiram unir-se e fundar a empresa C.P.F. – Centro de Produção e Comercialização de Produtos Hortofrutícolas, para concentrar a produção e a conservação da pêra rocha. Foi construída uma nova central fruteira que permitiu uma substancial melhoria das condições de conservação e embalamento, garantindo um elevado padrão de qualidade e de segurança alimentar.
A união dos produtores e o aumento contínuo da exportação para o Brasil, deu origem a uma outra empresa especializada em comercialização e exportação - a Lusopêra, no ano de 2001.
Origens
A Pêra Rocha é um fruto tradicional de Portugal, com o Oeste a deter mais de 95% da produção mundial.
Foi descoberta há mais de 150 anos, em Sintra. Embora se conheçam pomares deste delicioso fruto com cerca de 100 anos, no concelho do Bombarral.
É uma pêra de cor amarela ou esverdeada, depende da sua maturação, sabor agradável, polpa branca, firme, açucarada, sumarenta e com excelente poder de conservação.
É produzida segundo as normas das Boas Práticas Agrícolas, obedecendo aos métodos e técnicas culturais da Produção Integrada, que funciona como garante do equilíbrio do Meio Ambiente e Segurança Alimentar, para os consumidores deste delicioso fruto.
Possui grande longevidade, em boas condições de consumo, podendo os consumidores guardá-la em sua casa durante 8 a 10 dias, após a sua aquisição nos postos de venda.
Nunca sofreu melhoramentos genéticos, é rústica, mantém a sua originalidade, para além do seu grande valor nutritivo através do consumo em fresco, detém extraordinárias potencialidades para o seu uso na produção de doces e licores de produção artesanal.
A pêra Rocha do Oeste, produto com Denominação de Origem Protegida, é uma variedade exclusivamente portuguesa. Os factores edafo-climáticos e a mestria das gentes do Oeste são condições determinantes para a obtenção deste produto com qualidades organolépticas excepcionais, apreciadas e reconhecidas mundialmente.
Riqueza Nutritiva
Um dos grandes trunfos da Pêra Rocha é a sua capacidade antioxidante. De facto, os compostos fenólicos comportados pela nossa fruta têm um papel preponderante na eliminação dos radicais livres, moléculas que degeneram as nossas células.
No ensaio FRAP, estudo que avalia o poder antioxidante dos alimento, a pêra Rocha demonstrou ser consideravelmente superior às outras variedades de pêra testadas.
Conta ainda com a presença massiva de sais minerais, como o cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio (...), essenciais para o funcionamento ideal do coração e cérebro.
Pelas suas propriedades nutritiva, laxativa, diurética e anti-úrica, a pêra Rocha é a parceira ideal para uma dieta fácil e saudável.
Tarte de Pêra Rocha
Ingredientes:
2 quilos de pêra rocha
150 gramas de açúcar
100 gramas de manteiga
Massa folhada
Preparação: Coloque o açúcar e a manteiga numa frigideira. Arrume as pêras descascadas e cortadas em quartos por cima destes. Deixe cozer em lume brando durante uma hora, aproximadamente.
Recorte um círculo de massa folhada e tape as pêras. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 200º, durante quinze minutos. Desenforme virando a frigideira sobre um prato. Cuidado com o caramelo ao desenformar.
Gelado de Pêra Rocha
Ingredientes:
1/2 quilo de pêra rocha
1/2 copo de sumo de limão
125 gramas de açúcar
3,5 dl de água
2 claras de ovo
Preparação: Descascar as pêras e deitar o sumo de limão por cima para não escurecerem. Cozê-las na calda feita com a água e o açúcar. Triturar e passar pelo chinês. Deixar arrefecer. Pôr a gelar e juntar aos poucos as claras batidas em castelo.
Pêra Borrachona
Ingredientes:
12 pêras rocha
1/2 litro de Vinho Tinto da Região da Estremadura
350 gramas de açucar louro
Pau de canela
Preparação: Descascam-se as peras de baixo para cima, deixando o pé. Depois, numa panela inox, colocam-se a ferver no vinho tinto, adicionando-se o açúcar e a canela. Finda a cozedura (cerca de meia-hora), enfrascam-se e deixa-se a pasteurizar durante dez minutos.
Salada com Pêra Rocha, Molho
Balsâmico e Mel
Ingredientes:
1 pêra rocha bastante dura
1 mão cheia de nozes
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
Queijo parmesão q.b.
Flor de sal
1/2 pacote de salada já pronta (mistura de chicória e radicchio)
1 mão cheia de croutons de ervas
Pimenta moída na hora
Mel q.b
Preparação: Comece por preparar a salada lavando-a e secando-a bem num "spinner" ("secador" de saladas). Depois prepare o molho, misturando o azeite e o vinagre até que se liguem. Descasque a pêra e corte-a em 8 metades. Distribua a salada por 2 taças. Salpique com os croutons e o miolo de noz. Disponha 4 fatias de pêra em cada uma delas e coloque queijo parmesão acabado de ralar. Tempere com flor de sal e pimenta moída na hora. Verta a emulsão de azeite e vinagre e finalize com um fio de mel. Sirva de imediato!
Pêra com calda de chocolate
Ingredientes:
4 pêras maduras
1 pau de canela
2 cravos
1/2 chávena (chá) de conhaque
Ingredientes da calda:
200g de chocolate de culinária
1/2 chávena (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
Preparação: Descasque as pêras, corte-as ao meio e retire os caroços. Ponha-as numa panela e junte a canela, os cravos e o conhaque. Leve a lume brando e cozinhe até a pêra ficar macia. Reserve.
Preparação da calda: Corte o chocolate em pedaços e misture com o leite em lume brando. Retire do lume quando o chocolate estiver derretido e a mistura se apresentar uniforme.
Adicione a manteiga e mexa vigorosamente. Deixe arrefecer e sirva com a pêra cozida.
|